Como e quando devo organizar a Festa de Batizado do meu filho? Esta é uma das preocupações de Pais de primeira viagem
Parece simples, mas é importante ter tudo organizado. Inclusive porque no fim da gravidez as mamães costumam estar bastante ansiosas com a chegada do bebê, sentindo algum desconforto e, quando mães de primeira viagem, um pouco “desesperadas” com a nova situação.
Não podemos deixar de fora que, quando a tão amada criança vem ao mundo, novas preocupações começam a surgir. Principalmente para com o primeiro filho. Por isso, se você vai Batizar o seu filho, considere essas dicas para facilitar a organização e tornar o momento inesquecível e prazeroso.
Como organizar a Festa de Batizado
Planear o Batizado requer tempo e para isso recomendamos que você comece a fazê-lo com 3 ou quatro meses de antecedência. Pode começar a fazê-lo também, três meses depois do nascimento do bebê. Assim você já terá passado pela primeira fase e estará menos estressada, cansada e mais empolgada com as novas fases do seu filho.
1. Idade ideal para Batizar uma criança
Muitas mamães perguntam qual a idade ideal para o Batizado. Não existe uma regra, mas aconselhamos que a cerimônia e a Festa de Batizado aconteça a partir dos 6 meses do bebê. Assim a criança já terá passado pela fase da adaptação, já terá recebido as primeiras vacinas, os anticorpos necessários e estará mais acostumada com a presença de pessoas e ruídos.
Algumas famílias preferem ainda realizar o Batizado junto com a Festa de 1 Ano da criança. Esta também é uma opção para quem deseja economizar e fazer uma única festa! Mas tenha atenção que, nesta altura, a sua criança já estará mais agitada, começa a querer andar, engatinhar e está descobrindo tudo o que há de novo. Poderá ser um pequeno desafio durante a Celebração.
2. Data, hora e local
Será preciso consultar na Igreja da sua preferência qual a disponibilidade. É comum que exista um dia da semana específico no qual este tipo de celebração é realizado. Normalmente aos Domingos. Por isso confirme e veja qual a melhor data e hora.
3. Convidados
Agora que você já sabe quando irá realizar o Batismo do Bebê, está na hora de pensar na lista dos convidados. Comece pela Madrinha e o Padrinho do bebê e depois os seus familiares próximos: pai, mãe, avós e tios – e quem mais você desejar. Para ter a certeza de quantas pessoas serão, para conseguir planejar e organizar a Festa de Batizado, faça uma lisa de presença (pode ser online ou da forma tradicional).
4. Convites
Aqui as opções já são muitas. Você pode optar por quatro maneiras básicas e que vão ditar também o quanto você irá investir neste item:
- Convites tradicionais (encomendados e impressos em gráficas);
- Convites padrões (comprados em lojas de festa);
- Convites Faça Você Mesma (criados e personalizados por você);
- Convites Online (criados e enviados pela internet).
O importante é que as pessoas recebam e guardem o dia desta celebração tão importante. Lembre-se de incluir no convite: local, data, horário e onde será realizada a Festa de Batizado.
5. Festa de Batizado
Agora é preciso escolher qual será o tipo de comemoração que você deseja planejar para os seus convidados. Lembre-se de considerar os gastos de cada uma delas, para então poder optar por aquela que mais lhe agrada. Confira as opções:
Na Igreja: questione esta possibilidade ao Padre da sua Igreja. Por exemplo, caso ela possua uma área externa ou um salão, você poderá optar por fazer um “copo d’água” ou “coffee break”. Isto consiste em disponibilizar um simples lanche para os convidados e uma oportunidade para abraçar a família e o bebê. Veja o que você poderá servir:
- Torta salgada ou salgadinhos variados (para comer com a mão);
- Sucos, águas aromatizadas, chá ou café (nada de bebidas alcoólicas neste caso);
- Mini bolo ou cupcake (para os convidados levarem);
- Lembrancinha do Batizado.
No Restaurante: neste caso é preciso ter alguns cuidados básicos, como por exemplo, decidir se será você a pagar a conta de todos os convidados, se cada um contribuirá com um montante pré definido ou mesmo se terão comandas individuais. É importante ainda reservar com antecedência o local. Você também pode combinar com os responsáveis do local, para ao fim servir um bolo comemorativo, encomendado por você. Aqui também é possível entregar qualquer lembrancinha da sua escolha.
No Salão: caso prefira, também pode realizar a Festa de Batizado do seu bebê em um salão de festa da sua preferência. Nestes casos você pode averiguar com o local se há a possibilidade de incluir o Buffet e o Cerimonial. O primeiro é o responsável pelas comidas e bebidas e o segundo, pela organização, decoração, música e vídeos e fotos. Peça um orçamento para ver se esta opção é a mais adequada.
Em Casa: você também pode optar por comemorar este momento na sua própria casa. Aqui há vantagens e desvantagens. Como benefício você poderá usufruir do conforto da sua casa, principalmente par ao bebê. Mas, em contra partida terá que organizar todo o evento, optando por contratar ou não serviços terceirizados e, o que pode ser um pouco trabalhoso, a limpeza ao fim da Festa de Batizado. Claro que há sempre a opção de contratar todos estes serviços.
6. O que servir na Festa
Normalmente a Celebração do Batizado acontece durante o dia e, em alguns casos, no período da tarde. Assim sendo, você terá algumas opções para considerar, no que diz respeito aos comes e bebes da festa. Veja algumas opções para te inspirar:
Período da Manhã: no caso do Batizado ser marcado para as 8h ou 9h, com previsão para acabar até as 11h você pode optar pelo estilo Brunch. Este é o nome dado a uma refeição que combina o café da manhã com o almoço. Veja algumas opções que podem compor a sua mesa:
- Sucos, águas aromatizadas, refrigerantes, café, leite e chás;
- Pães variados (doces, salgados e/ou recheados);
- Crepes recheados;
- Mini sanduíches naturais;
- Geleias, Patês e Requeijão;
- Iogurtes e cereais.
- Mesa de Frios (queijos e embutidos);
- Salgadinhos variados;
- Pão de Queijo;
- Quiches e/ou tortas salgadas;
- Ovos mexidos, bacon e/ou salsicha picada com molho de tomate.
- Frutas da temporada (ou uma salada de fruta preparada);
- Bolos caseiros com ou sem cobertura (cenoura) e/ou broas (fubá);
- Tortas doces (como limão e/ou maça);
- Cupcakes ou Cheesecakes.
Observação: você também pode escolher uma confeitaria ou casa especializada que realize este tipo de serviço para encomendar toda a comida ou até mesmo para realizar a Festa do Batizado no local, caso haja espaço e disponibilidade. O ideal é consultar na sua cidade as melhores opções.
Período do Almoço: realizar um almoço em família costuma ser a opção quando a celebração é encerrada entre o período de 11h e 13h. Neste caso a refeição a ser servida é de acordo com a sua preferência. Aqui também pode ser feita a encomenda, preparada por você mesma (com ajuda de familiares ou amigos) ou contratar alguém que faça este serviço, como por exemplo, um churrasqueiro.
- Churrasco (arroz, feijão, farofa, vinagrete e as carnes);
- Comidas Típicas (da região ou de um país de escolha);
- Massas (lasanha e/ou macarrão);
- Caldos (no inverno);
- Assados (carnes, peixes e/ou legumes);
- Petiscos variados (filé, fritas, mandioca, carne de sol, linguiça, etc.).
Lanche da Tarde: não é comum, mas pode acontecer da Igreja escolhida realizar a celebração no fim da tarde. Neste caso você poderá fazer um lanche, considerando as mesmas opções de comida do Brunch. O que importa é reunir a família e os amigos numa comemoração agradável, inesquecível e confortável para você mamãe e o seu bebê, principalmente.
7. Decoração da Festa
Quando o assunto é a Festa do Batizado, algumas mamães ficam logo na dúvida de qual será a temática ideal para esta celebração.
Não existe um específico e tudo poderá ser pensado de acordo com o seu gosto. Você pode utilizar cores fortes e marcante ou tons pastéis e mais claros para montar uma mesa principal, por exemplo. Alguns elementos podem ajudar a decorar o espaço como por exemplo: anjinhos, cruz, terço, pomba branca e/ou flores.
8. Lembrancinhas do Batizado
Aqui você deverá considerar aquilo que servirá de recordação do momento e aquilo que será entregue aos convidados, se este for o se desejo. No caso da família do bebê, você deverá considerar:
- Roupinha do Batizado;
- Vela (poderá ser personalizada);
- Toalhinha (enxugar o bebê após água benta);
- Terço.
Para os seus convidados, são diversas as opções para se inspirar. Você poderá fazer em casa (peça ajuda aos familiares e amigos se quiser) ou então pedir uma encomenda personalizada:
- Tercinhos;
- Anjinhos;
- Mini Vela;
- Mini Toalhinhas
- Mini Bíblias;
- Medalhas do Anjo da Guarda ou Santo de Devoção (da família);
- Água Benta (abençoada pelo Padre)
- Chaveiros;
- Doces, bombons ou bolinho.
leia também:- BATIZADO CATÓLICO DO BEBÊ | ESCLARECENDO DÚVIDAS