O batizado de um bebê é um rito muito importante para as pessoas católicas. Por isso, é indispensável para quem segue os preceitos da religião.
O batismo é o primeiro dos 7 sacramentos pelos quais as pessoas que seguem o catolicismo devem passar.
Esse rito do batizado simboliza a entrada da pessoa na fé cristã, que se inicia por meio da benção recebida na cerimônia. Com isso, considera-se a pessoa como filho de Deus, discípulo de Jesus, tornando-se, assim, um membro da igreja católica.
Neste post, vamos esclarecer dúvidas sobre este rito tão comum no Brasil, que tem uma grande tradição católica, e que envolve um momento de fé e união entre família e amigos.
Veja todos os 7 sacramentos do catolicismo:
1. Batismo,
2. Confirmação,
3. Eucaristia,
4. Penitência,
5. Unção dos Enfermos,
6. Ordem,
7. Matrimônio.
Os elementos usados na cerimônia são:-
Água e óleo
A cerimônia do batizado católico envolve o uso de água e óleo sobre o iniciado.
O papel das madrinhas no batizado católico
A madrinha escolhida leva a criança à pia batismal, para que o padre derrame água sagrada na cabeça do bebê com uma jarra.
Em alguns casos, também usa óleo dos catecúmenos para passar no peito do bebê, com a simbologia de que a força de Cristo possa penetrar na vida do batizando.
Nesse momento de uso de água e óleo, o padre pronuncia as preces de batismo que consistem nos seguintes dizeres: “Eu te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
Interessante destacar que minha filha teve duas madrinhas nesse batismo: a madrinha mesmo, e a madrinha de consagração.
Roupa branca e vela no batizado católico:
A roupa branca e a vela também são elementos cheios de simbologia que integram a cerimônia de batismo.
A roupa branca simboliza a pureza. Por isso, o bebê que será iniciado na fé católica deve usar um traje branco na cerimônia. Em alguns casos, quem escolhe a roupa que a criança usará no batizado é sua madrinha.
Também existe um traje chamado mandrião, que é um vestido branco tradicional para se usar nesse tipo de cerimônia, e que é unissex. Aliás, algumas famílias mantêm a tradição de passar o mandrião de geração para geração. No caso da minha filha a roupa dela foi usada pelo pai dela, e era de família, passada de geração para geração.
Usa-se a vela na cerimônia, e ela simboliza a luz do mundo, que é Cristo. O padrinho oferece a vela ao bebê.
Padrinho:
O padrinho, que fica ao lado da madrinha na cerimônia, profere as seguintes palavras enquanto oferece a vela acesa para a criança de maneira simbólica: “Receba a luz de Cristo. Esta vela é o Círio Pascal, que simboliza Cristo, a luz do mundo”.
Os pais da criança devem ser batizados?
Essa é uma dúvida muito comum. A igreja exige mais com relação aos padrinhos, e isso pesa mais do que as exigências destinadas aos pais.
Em geral, a exigência segue o Código de Direito Canônico, e costuma ser necessário os pais serem casados no Civil e na Igreja. Mas, se os pais não forem batizados, ainda assim não costuma ser um impedimento para que seus filhos recebam o sacramento.
Qual a função dos padrinhos?
Eles têm um papel fundamental no rito do batizado católico. São eles que assumem a responsabilidade de que o iniciado irá seguir os estudos da doutrina católica.
Por isso, eles devem seguir fielmente a doutrina cristã. Pois são eles os responsáveis por manter o vínculo da criança com a Igreja do momento da cerimônia em diante.
Por isso, exige-se que os padrinhos tenham ligação com a igreja. Recomenda-se ainda que sejam pessoas muito próximas da família.
Os padrinhos devem ser batizados e casados na igreja católica?
Sim. Caso sejam casados, os padrinhos devem ter o registro da união tanto no Civil quanto na Igreja.
Isso porque o Código de Direito Canônico prevê em seu item 6º, que ter um casamento que a igreja não abençoou, é viver em desacordo com a fé cristã.
Além disso, ambos precisam ter recebido o batismo na igreja católica.
É obrigatório que os padrinhos sejam um casal?
Não. Geralmente, se escolhe uma madrinha e um padrinho que podem, ou não, ser casados entre si.
No entanto, em alguns casos, a pessoa deseja escolher duas madrinhas ou dois padrinhos.
Neste caso, é interessante conversar com a padre da Igreja que irá conduzir a cerimônia.
Até que idade é possível batizar uma pessoa?
A dúvida que sempre surge, é se existe um limite de idade para batizar uma pessoa na igreja católica.
A resposta é que não há limite de idade. Portanto, é possível batizar as crianças em diferentes faixas de idade.
Contudo, não é bom esperar muito tempo, pois a recomendação da igreja é batizar a criança o mais cedo possível, ainda bebê. O ideal é que o batizado ocorra nos primeiros meses de vida.
Mas, caso isso não ocorra, é possível batizar uma criança mais velha. Mas, a partir de 7 anos de idade, há uma alteração no procedimento, e a criança precisa passar por uma preparação antes do batismo.
Essa preparação ocorre por meio da catequese.
Batizado católico com outras crianças ou sozinha? E paga pra batizar na igreja católica?
A Igreja católica não cobra pelo sacramento do batizado, mas há uma taxa de custeio da igreja– tanto para emissão da certidão de batismo e manutenção – que, dependendo da paróquia varia de Valores, no caso de batizados coletivos, e para as celebrações de batizados individuais.
Festa ou comemoração após o batizado :
Geralmente os familiares e amigos se reunem para um almoço. Momento de comemorar e de se confraternizar.
Qual a documentação necessária para solicitar o batizado de uma criança? É preciso agendar com antecedência?
É importante estar ciente dos preparativos do batizado católico de criança, pois você vai precisar de alguns documentos específicos, e isso pode levar um tempo para se providenciar.
Então, para quem quer batizar a criança nos primeiros meses de vida, é importante estar atento.
A documentação necessáriadepende da igreja escolhida para a cerimônia. Então, o ideal é verificar diretamente na igreja onde será feito o batizado.
Mas todas as igrejas solicitam alguns documentos como, por exemplo, a certidão de nascimento da criança, Comprovante de casamento Religoso, comprovante do crisma, e caso já tenha feito o encontro de Pais e Padrinhos, precisa apresentar o certificado do curso de preparação para padrinhos e pais.
Além disso, é comum pedir comprovante de endereço e documentos pessoais.
Para os padrinhos, também costuma ser necessário apresentar os comprovantes de batismo.
É importante um planejamento com antecedência, pois os cursos para pais e padrinhos são ministrados periodicamente. Mas eles são frequentes e costumam ocorrer mensalmente em boa parte das igrejas.
- QUEM VIU TAMBÉM CURTIU
BATIZADO CATÓLICO DO BEBÊ | ESCLARECENDO DÚVIDAS
Festa de Batizado: como organizar a do seu filho